segunda-feira, 30 de julho de 2007
Origem dos nomes das equipes
Equipe: Zagaia
Líder: Agharad
As Nascentes do Rio São Francisco se espalham por uma extensa área alagada na parte mais alta do parque, que é denominado “Chapadão do Zagaia” e fica no município de São Roque de Minas - MG, a 1.428m de altitude. Os filetes d'água vão se juntando e, aos poucos, o rio ganha a sua configuração, seguindo rumo nordeste e banhando uma região marcada pela seca.
Na estrada que atravessa o parque por cima do chapadão está localizada a primeira ponte sobre o rio e o marco de sua nascente. Esse marco é uma imagem de São Francisco de Assis segurando um livro e uma cruz. "Bem, havia uma cruz, porém alguém gostou muito da cruz e sumiu com ela".
Diz o folclore da região que a imagem desce do pedestal em noites de lua cheia para curar os animais feridos.
Equipe: Opara
Líder: Laís Emanuele
Origem indígena que significa “rio-mar”, 1º nome dado ao rio São Francisco pelos índios,
Mas porque rio-mar?
Porque depois de todo o percurso feito pelo rio ele deságua no mar!
Equipe: Pajeú
Líder: Sammazyla
Pajeú é um rio brasileiro que banha o estado de Pernambuco, nasce na Serra da Balança, no município de Brejinho, próximo da divisão Paraíba-Pernambuco.
É afluente do rio Preto, um dos tributários (afluentes) do São Francisco. É o maior afluente do sub-médio São Francisco, estende-se por 17,02% do estado do Pernambuco, percorre 347 km ate deságua no lago formado pela barragem de Itaparica no São Francisco.
Equipe: El dourado
Líder: Danilo
Cidade perdida da civilização dos incas, dos maias e dos astecas. Diz a lenda que nessa tudo era feito de ouro.
Alguns dos objetos dessa cidade foram encontrados na nascente do rio São Francisco e por isso foi acreditado que o El Dourado estava no Minas Gerais, nas proximidades do “Velho Chico”.
Equipe: Nativos do Chico
Líder: Luara
Nativos – indígenas, originalmente Primeiros habitantes das margens do “Velho Chico”, Rio São Francisco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário