E AGORA...?
Esta e a pergunta de vários jovens que acabam de concluir o ensino médio fazem, pois e o momento que eles prestam vestibular e essa duvida só não assola aqueles que já estão determinados de sua opção.
Foi com intuito de dar dicas e mostrar um pouco de cada curso que iniciamos essa reportagem especial, trazendo entrevistas com profissionais, em seus respectivos cursos.
Jornalismo
A entrevista
A nossa equipe entrevistou a repórter Isabela Ornellas. Confira, agora, um trecho dessa entrevista:
BLOG CPM: “A Universidade da oportunidades, como, por exemplo, indicar a uma empresa?”
ISABELA: “Olha, eu vivi isso. Sempre que a seleção pra trabalhar em rádio-jornal, TV São Francisco, TV Grande Rio, os alunos da UNEB são escolhidos para disputar pela vaga. E um belo campo para estagio porque do estagio pode surgir o emprego definitivo.”
BLOG CPM: “Muitos dizem que ingressar na Faculdade é mais fácil que sair dela, isso é mito ou verdade?”
ISABELA: “ eu acho que isso é mito, porque quando você faz uma coisa que você quer, você não perde um semestre. Eu tenho filho, marido, trabalho e divido meu tempo. Nuca perdi uma disciplina, nunca tive nenhum atraso; O único atraso que eu tive foi porque eu perdi um período por causa da greve do ano passado, que durou seis meses. Entrando você “ta” tranqüilo, é só batalhar pra se formar.”
BLOG CPM: “ Você gosta de sua profissão? Por quê?”
ISABELA: “Gosto muito da minha profissão, em primeiro lugar, porque eu posso expor fatos que acontecem na sociedade, denunciar as mazelas sócias, que ainda são muitas, e, principalmente, buscar os resultados junto as autoridades, para que ela olhem mais para o povo. È como se fôssemos defensores da população. È isso que me fascina.”
BLOG CPM: “ Fale-nos um pouco de sua profissão”
ISABELA: “Eu trabalho na reportagem, então, a minha rotina é chegar aqui na redação, ver quais são as matéria que eu vou fazer no dia, geralmente são duas e um “link” , ao vivo, no jornal “ Bahia meio-dia”. Pego as pautas que já estão na prancheta, converso com o cinegrafista, combino como a gente pode fazer a matéria. Praticamente, eu passo a manhã na rua. Josenaldo Rodrigues, que é o chefe da redação, decide que matérias vão ao ar, na reunião de produtoras. Geralmente, as pautas são definidas nessa reunião, que é um dia antes da matéria ser feita. Quando acontece uma prisão, algo que a gente não prevê, a gente pula, deixa de lado o programado e vai cobrir o que está acontecendo de importante.”
BLOG CPM: “ Isabela, só pra encerrar: é fato que os vestibulandos temem ao vestibular, mas que dicas você dá pra que eles tenham um bom desempenho na hora da prova?.”
ISABELA: “Veja bem, eu já fiz vários vestibulares. Inicialmente, eu queria ser odontóloga: Eu fazia vestibular pra odontologia e queria fazer em Feira de Santana, porque eu era “abusada” (rsrsrs), lá tinha a melhor faculdade. Não consegui passar e quando não dava para passar por lá, ia fazendo o que dava por aqui. Entrei no curso de secretariado e me apaixonei, é um curso maravilhoso e muito bom, gostei, amo a profissão também.As dicas que eu dou é que você se prepare, você estude, porque nunca e demais. A sorte que você tem no vestibular e de cair o que você estudou, porque no vestibular não existe essa de dizer que passou por sorte, que não estudou nada e acertou tudo, não tem isso. E decorar as fórmulas de física, de química e matemática, descansar, não ir para farra, não ir para festas. Eu fazia uma coisa contrariando os meus professores, revisava os assuntos na véspera, eles brigavam comigo, diziam pra mim ir descansar. Outra dica é levar mais de uma caneta, pra você não ficar refém de uma caneta.
BLOG CPM: Agradecemos a colaboração da repórter Isabela Ornellas, que nos recebeu com o maior prazer, agradecemos pelas dicas, e damos também parabéns pelo seu belíssimo trabalho.
BLOG CPM: Logo, logo teremos mais entrevistas, esperem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário