Direito
A profissão que , hoje, é uma das mais cobiçadas entre todos é o tema da nossa reportagem especial. Direito é o curso que mais proporciona vagas no mercado de trabalho, pois entre as suas ramificações estão: a advocacia, a promotoria, a procuradoria entre outros cargos influentes sobre a sociedade.
A nossa equipe entrevistou o Dr. Cristiano Queiroz Vasconcelos,
Juiz titular das 2ª vara e Fazenda Pública. Você verá, agora, a entrevista na íntegra.
A Entrevista
BLOG CPM:"Quais as dificuldades enfrentadas até chegar aqui?"
DR. CRISTIANO: "Olha, veja bem, na carreira da magistratura nós chegamos através de concurso público, porém antes disso, temos toda essa jornada do colegiado e a maratona do vestibular, que vocês logo enfrentarão. No vestibular, quando você se bacharela, se prepara para seguir carreira da advocacia ou um concurso publico; eu optei em fazer concurso. Em 1999, fiz o concurso público para a magistratura, fui contratado e tenho 9 anos de carreira. As dificuldades temos que enfrentá-las."
BLOG CPM:"Quantos vestibulares o senhor fez?"
DR. CRISTIANO:"Ah isso e uma graça. Com 17 anos, eu passei no vestibular de economia, era uma época em que, no país, se falava muito em inflação e sistemas econômicos e isso me levou a fazer economia. Com dois anos abandonei e entrei numa fase de gostar da engenharia pois amava muito matemática e física, então tentei esse vestibular e comecei a cursar na UFBA quando, depois de um ano, também deixei o curso. Passei um tempo sem estudar, o que me deu uma insatisfação enorme. Era uma época entre os 17 e 26 anos que passei entrando e saindo das universidades. O fato é que eu só vim fazer direito numa fase madura da minha vida; já estava com 26 anos, era a época da constituição, em 1988, e aquilo me despertou. Em 1989, resolvi fazer vestibular para direito, aí me apaixonei e felizmente assentei minhas inspirações profissionais."
BLOG CPM:"Cursou em qual Universidade?"
DR. CRISTIANO:"UFBA."
BLOG CPM: "No colegiado havia alguma disciplina que o senhor se dava mal?"
DR. CRISTIANO:"(rsrs) Modéstia parte eu fui um bom aluno, minhas preferidas eram matemática e física. As exatas eram minhas paixões. Mas eu queria dizer algo a vocês, e espero que isso não venha confundí-los: nem sempre a matéria que nós mais gostamos tem a ver com a nossa vocação, o importante é buscar."
BLOG CPM:"O senhor é realizado profissionalmente?"
DR. CRISTIANO:"Completamente!"
BLOG CPM:"Quais as dificuldades da profissão?"
DR. CRISTIANO:"Veja bem, você tem que entender que está julgando seu semelhante, precisa sempre paltar as escolhas em princípios, crer em Deus e ter consciência limpa."
BLOG CPM:"O Senhor começou como advogado?"
DR. CRISTIANO:"Sim, eu advoguei por 8 meses. Quando você termina o curso de direito, torna-se bacharel em direito, mas ainda não pode advogar, tem que se inscrever na ordem dos advogados do Brasil (OAB)."
BLOG CPM:"O Senhor passou pela promotoria?"
DR. CRISTIANO:"Não, essa e uma idéia errada que as pessoas tem. A carreira da promotoria é diferente da magistratura, são concursos diferentes. A pergunta que você me faz, dá a entender que para chegar até juiz é necessário ser promotor, isso é errado."
Dica do profissional para você:
"Enfrente, acho um dos mais belos cursos,mas sou suspeito para falar, porque como é que um cidadão pode falar com izenção?
"Se é um apaixonado, o importante é se indentificar com o curso e se realizar, com isso, até as dificuldades diminuem."
2 comentários:
maravilhosa postagem , parabens a equipe do blog do cpm pela padronização e pelas informações cedidas aos internaltas e alunos do cpm, pois este assunto, na minha opnião deve ser o mais falado entres os estudantes!!
OI, meu nome é Daniel Silva Maia, sou do CPM de Jequié e gostaria de manter contato com vocês da equipe do blog de Juazeiro pois nós também temos um blog e gostaríamos de trocar algumas informações, curiosidades e notícias com vocês, o endereço de nosso blog é:
cpm-jequie.blogspot.com
meu e-mail é: danniel_charliebrown@hotmail.com
por favor, entrem em contato conosco, desde já agradeço.
Postar um comentário