domingo, 3 de agosto de 2008
Fundação Museu Regional do São Francisco
Coronel Miguel Lopes de Siqueira, fazendeiro de Ouricuri - PE, casado com Alice da Cunha Mello de Siqueira, pai de Amarílio, Alice e Alaôr, passou a morar com sua família neste belo palacete estilo neoclássico, orgulho da região são-franciscana a partir de 1925.
- De 1944 a 1946, nesta casa funcionou a clínica de saúde do Dr. Giussep Mussini.
- Em 1950 o prédio foi adquirido pelo então presidente, Getúlio Vargas, para ser utilizado como Repartição Federal da SUVALE.
- Em 1977 o movimento popular surgiu em protesto à demolição do prédio.
- Em 1978 o "palacete de Miguel Siqueira", foi adaptado para funcionar o Museu Regional do São Francisco, a partir dessa data, com dignidade, abraçou a história do homem ribeirinho.
Atualmente é considerado pelas comunidades, Patrimônio da Região são-franciscana.
O acervo é basicamente regional e constituído de quase 5.000 peças, distribuídas entre fotografias, estandartes, documentos, medalhas, quadros de pinturas carrancas, (réplicas do mobiliário da época).
Foram mantidas as mesmas cores da época da sua primeira habitação e todas as pinturas internas e externas foram restauradas.
Após dois anos de reformas o Museu se encontra aberto a visitação. Não perca a oportunidade de conhecer a riquíssima cultura da nossa região.Para a visitação será cobrado um valor simbólico de um real que vai ajudar na manutenção do prédio. Apenas crianças até sete anos, idosos e equipes de pesquisas compostas por estudantes de escolas públicas não pagam a taxa de visitação.
Endereço: Praça Imaculada Conceição, 29 - Centro - Juazeiro - BA.
Horário de funcionamento:
- Segunda a Sexta das 8 às 18:00h
- Sábado das 8 às 12:00h
- Domingo de 16:30 às 20:30h
Postado por Igor Daniel, João Bosco e Ilka Fernanda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário