Cidade é sede de conselho de transição criado por insurgentes.
"A decisão foi tomada. Preparem-se, chegaremos esta noite", disse.
O líder líbio, Muamar Kadhafi, anunciou que as forças governamentais atacarão na noite desta quinta-feira (17) a cidade de Benghazi, reduto da rebelião localizado a mil quilômetros da capital, Trípoli, em uma mensagem transmitida pela emissora líbia.
Benghazi, segunda maior cidade do país, é a sede do Conselho Nacional de Transição, órgão de governo criado pelos insurgentes.
"A decisão foi tomada. Preparem-se, chegaremos esta noite", disse em um discurso dirigido aos moradores da cidade. "Vamos expulsar os traidores de Benghazi", completou.
Em declaração transmitida pelo rádio, ele disse aos moradores da cidade controlada pelos rebeldes que os soldados irão inspecionar cada casa e que quem não tiver armas não tem motivos para temer.
Ele prometeu perdoar os rebeldes que entregarem as armas em Benghazi. "Aquele que entregar suas armas e fugir não será incomodado. Não iremos persegui-lo", assegurou.
Gaddafi também afirmou às suas tropas para não irem atrás de rebeldes que largarem as armas e fugirem à noite, quando as forças do governo devem chegar à cidade.
O regime de Muamar Kadhafi, no poder há quase 42 anos, vive uma revolta sem precedentes desde meados de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário