Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847 — Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922) foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefónica Bell.
Historicamente é considerado o inventor do telefone, contudo existem indícios que apontam como legítimo inventor Antonio Meucci, fato este que foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002 quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução No. 269 na qual se reconheceu como o inventor do telefone.
A dimensão do génio inventivo de Bell fica em parte patente nas 18 patentes concedidas em seu nome apenas e as doze que compartilhou com seus colaboradores. Estas incluem 14 para o telefone e o telégrafo, quatro para o photophone, uma para o fonógrafo, cinco para veículos aéreos, quatro para hidro-aviões, e duas para uma pilha de selénio. Em 1888 era um dos membros fundadores da National Geographic Society e transformou-se no seu segundo presidente. Era o receptor de muitas honras. O governo francês conferiu-lhe a decoração da Légion d'honneur (legião de honra), a Académie française atribuiu-lhe o prémio de Volta de 50 mil francos, a sociedade real das artes em Londres concedeu-lhe a medalha Albert em 1902, e a universidade de Würzburg, Baviera, concedeu-lhe o grau de doutoramento honoris causa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário