segunda-feira, 13 de julho de 2009
Pérolas dos alunos
Fim de trimestre letivo, período de provas e avaliações, documentos escritos capazes de comprovar e quantificar o quanto nossos "alunos" ( segundo a etiologia da palavra: seres sem luz) conseguiram aprender por longos e cansativos períodos de aula...
Para a maioria dos professores, a correrão de provas é um momento de dar risadas com as respostas "absurdas" que se encontram ali escritas, como por exemplo:
1. (pergunta) Por que se escreve Mal de Chagas e não Mal de chagas?
(resposta do aluno) Porque uma é com letra maiúscula e outra é com minúscula.
(resposta esperada) Porque o nome da doença é uma homenagem ao pesquisador Carlos Chagas, que a descreveu.
2. (pergunta) Por que o transmissor do Mal de Chagas é chamado de "barbeiro"?
(resposta do aluno) Porque ele tem barba.
(resposta esperada) Porque ele pica , normalmente, na região do rosto.
3. (pergunta) Qual a função do esqueleto?
(resposta do aluno) Invadir o Castelo de Greyscull.
(resposta esperada) Sustentar o corpo dos cordados.
4. (pergunta) Selecione um biótipo, descreva a vegetação e cite as adaptações ecológicas da mesma a esse biótipo.
(resposta do aluno) Deserto, predominam aves como o camelo
(resposta esperada) Qualquer biótipo e a vegetação que lhe caracteriza com adaptações ao seu clima e condições de solo.
Eu, como professora é claro que também dou boas risadas e me divirto com a veia criativa de meus educando mas, ao mesmo tempo me pergunto onde errei, onde foi que o meu "palavrório biológico" não foi compreendido...
Os professores discutem por horas a fio, buscando compreender o processo e buscar formas de avaliação que considerem a realidade do aluno e tornem-se capazes de buscar novos significados em seus métodos de avaliação. E eu juro que procuro fazer isso a cada dia que entro numa sala de aula! Para mim, avaliação é mais que uma quantificação do aprendizado das crianças e adolescentes, e é hora de todos os membros da comunidade escolar-pais, diretores, professores, alunos, Secretaria de Educação - darem menos valor aos documentos escritos e mais valor ao conhecimento em si....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário